Esse período não tem sido nada agradável. Vários trabalhos sendo adiados, e eu mudando meus planos todo o tempo. Tenho certeza de que é a primeira vez na minha vida que eu estou passando por algo do tipo. Imagino que seja a primeira vez também para a maioria das pessoas que estão lendo isso. A princípio me preocupei muito com a minha questão financeira. Sem trabalho, sem dinheiro, e as contas continuam chegando, a fome também. Isso ainda é preocupante, mas sei que com o pouco que eu tenho guardado, e com o adiantamento de alguns trabalhos que ainda estão sem conclusão eu acho que conseguirei me virar por essas semanas. Há coisas mais importantes rolando nesse momento e a saúde geral da população está em risco. Vejo pessoas próximas a mim tendo um total de zero cuidados consigo e, consequentemente, com os outros, negligenciando uma questão que tende a se agravar, pelo menos, por mais 2 meses. As notícias que chegam da Itália são sim preocupantes. Ver um sistema de saúde, que dizem ser muito bom e eficiente, estar completamente sobrecarregado a ponto de terem que escolher quem vai ter um tratamento e quem vai ser deixado para morrer, porque já não dão mais conta da quantidade de infectados com o vírus. Eu prevejo essa situação em pouco tempo acontecendo no Brasil. Dizem que o comportamento do vírus é diferente nos trópicos, e que isso fará com que o impacto por aqui seja mais suave. Mas essa notícia não me conforta. Da mesma forma que eu não me conformo em saber que as pessoas só irão começar a se preocupar quando já for tarde demais para isso.
Por aqui, mantemos um padrão de higiene a todo vapor. Passo a maior parte do tempo no meu atelier, buscando afazeres, porque se eu pensar muito em tudo isso eu surto. Isolados socialmente, reclusos em nosso cantinho, vendo séries, filmes, lendo livro, tomando cafés, silkando, desenhando, arrumando a organização do atelier, vendo as notícias de forma online, aprendendo muito com tudo isso, conversando com todo mundo que está na mesma situação em que estamos. Estou convicto de que sairemos dessa situação mais fortes e preparados. Talvez mais unidos também (exceto os apoiadores do Bolsonaro, que são completamente estúpidos).
Me propus a treinar escrita de palavras, uma palavra por dia. Colocar a cabeça para trabalhar. Vou tentar criar umas estampas novas, continuar umas aguarelas que ficaram abandonadas, treinar desenho, pintar as paredes do atelier.
Quer dicas para assistir? Ultimamente eu assisti novamente The Office, as 9 temporadas. É uma série ótima. Boa para passar o tempo e distrair.
Comecei a assistir The Boys. Por enquanto tem apenas uma temporada, mas vale muito a pena assistir.
O Libreflix tem um tanto de filme, doc e série legais para ver: https://libreflix.org
Assista Explicando e Cooked, estão na NETFLIX. Assista High Maintenance, Sharp Objects e The Deuce, na HBO Go.
Quer dicas de leituras?
- Ensaio sobre a cegueira – Saramago
- Sobrevivente – Palahniuk
- 1984 – Orwell
- A Ilha – Huxley
- Meio Sol Amarelo – Chimamanda
- Americanah – Chimamanda
- Assombro – Palahniuk
- A cadeira da águia – Fuentes
Escutem Solstício, Colligere, Eduardo, Las Calles, La Invaxión, Vieja Guardia, Thell Barrio, Downset, Rage Against The Machine…
Leia esta carta do Valter Hugo Mãe, dirigida aos brasileiros
As notícia sobre a pandemia eu vejo aqui
Fiquem tranquilos, cuidem-se o máximo possível. Tranquilizem, informem e ajudem as pessoas. Lave as mãos e evite tocar o rosto.
Faça sua lista de séries, filmes, discos e livros, escreva nos comentários!! O que você tem sentido nesse período? Angústia, ansiedade?